Curiosidades sobre o papelão

Você sabia que o papelão ondulado é usado há mais de 100 anos, e que foi inventado para transportar alimentos frescos à longas distâncias durante a revolução industrial?

A revolução industrial deu inicio ao conceito de fabricação em massa, e com a  aceleração do processo de produção de bens de consumo, surgirão grandes invenções como o papelão. O primeiro uso conhecido do papelão ondulado foi descoberto por dois ingleses, Healey e Allen, e eles obtiveram a patente para o uso como proteção interna de chapéus.

Avançando um pouco na linha do tempo,  em 1903 um produtor de cereais conseguiu aprovação oficial quando usou, pela primeira vez, uma caixa de papelão ondulado em parede simples no formato capa/miolo/capa, para embalagens de transporte.

No Brasil,  a primeira fábrica de papelão ondulado  foi fundada em 1935 pelos senhores João Costa e Ribeiro, que introduziram no nosso mercado o ondulado parede simples, que até então era importado da Alemanha. Em 1952 foi constituída a FEFCO – European Federation of Corrugated Board Manufacturers e em 1974 foi fundada no Brasil a ABPO – Associação Brasileira do Papelão Ondulado. Apenas no período de 1970 à 1974 a ABPO apontava que a produção de papelão ondulado no Brasil aumentou de 220 mil toneladas para 500 mil.

Hoje em dia, há mais de dois séculos desde a invenção, muitas mudanças ocorreram. Houve melhoria de matéria-prima, equipamentos, processos de produção e técnicas de impressão no papelão ondulado. Outro avanço importante foi a possibilidade de variação no número de gramatura do papelão ondulado, o que deixou este material cada vez mais versátil e adaptável para cada tipo de necessidade de uso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s